bandas

Commando - A autobiografia de Johnny Ramone

00:30


commando inspiracao retro
Ramones é uma banda que todos conhecem ( mesmo que seja só de nome, quando usam suas camisetas sem terem ouvido uma música sequer). Conheci a música dos Ramones logo que conheci meu namorado, em 2011 , através de “Baby, I Love You”, e me apaixonei pela letra e melodia. Comecei a procurar seus clássicos como Pet Sematary e Blitzkrieg Bop, até discografias e muito mais, não sou a fã número 1, longe disso rsrs mas gosto muito mesmo deles. Ramones são fantásticos: uma banda com personalidade, atitude, som e visuais fantásticos.
A biografia de Johnny Ramone me chamou a atenção na livraria ( biografias de bandas SEMPRE me chamam a atenção) e decidi comprar. É um livro curto, com apenas 176 páginas, mas direto e focado como Johnny era, resumindo a vida e morte do guitarrista mais punk do mundo.
Commando conta sua infância em torno de jukebox’s onde conheceu Elvis Presley e Jerry Lee Lewis no bar que seus pais mantinham em Nova York. Se tornou um garoto amante do bom rock n’ roll e de beisebol, manteve sempre sua coleção de cartões sobre o esporte, jogando até mesmo na liga infantil.
007
Na adolescência, pensou em ser militar porém começou a se tornar a pessoa rebelde que era. Deixou seu cabelo crescer aos 16 anos, mesmo sabendo que poderia levar suspensão por isso. Já tinha conhecido seu companheiro de banda, Tommy e juntos ouviam diversas bandas, até começarem a formar uma, só que ele não sabia tocar guitarra, motivo que o fez desistir temporariamente. Aos 20 anos, era um cara agressivo, que roubava velhinhas, usava drogas e batia nos garotos e em seus pais, caso aparecem.
Começou a trabalhar como peão de obra, porém a banda que estava formando o tiraria dessa rotina para todo o sempre.
Dee Dee inventou o nome; foi o primeiro a usá-lo. Ele ouviu dizer que Paul McCartney às vezes se registrava em hotéis usando o pseudônimo de “Paul Ramon”, então ele começou a se chamar de Dee Dee Ramone. Todos decidimos adotar o mesmo nome. Isso nos daria senso de unidade, e achamos que nos ajudaria a marcar mais presença. Seria muito mais fácil para as pessoas lembrarem de nossos nomes, e estaríamos promovendo o grupo automaticamente, sempre que algum de nós saísse, em todo lugar aonde fossêmos. Assim Douglas Colvin tornou-se Dee Dee Ramone, Jeffrey Hyman tornou-se Joey Ramone, Thomas Erdelyi tornou-se Tommy Ramone, e eu já não era mais John Cummings – tornei-me Johnny Ramone. 

Uma curiosidade para quem gosta do visual deles: Johnny determinou que deveriam usar alguma roupa que desse personalidade a banda: calça jeans, tenis keds nos pés, camiseta ( as dele sempre tinham estampas pop como mickey) e a famosa jaqueta perfecto, além do cabelo que é bem característico da banda.  Sua idéia deu certo, tornando a imagem dos Ramones conhecida pelo mundo todo.
commando ramones
O livro conta detalhes da formação da banda, seus shows, além de  opiniões pessoais sob o ponto de vista de Johnny. Relata sua vida pessoal, sua relação com Linda, sua esposa por mais de 20 anos e ex de Joey, sua disciplina com a banda, sua organização em relação a atingir 1 milhão de dolares para poder se aposentar e seus sentimentos em relação ao cancer de prostata que adquiriu e levou a sua morte. Era um cara forte, determinado e turrão. Os Ramones foram o que foram graças a seu jeito focado e organizado.
009
Commando é uma coletânea pós morte de diversas entrevistas de Johnny reunidas sob a responsabilidade do produtor John Cafiero e com o aval de sua esposa, Linda.
O livro traz muitas fotos pessoais que qualquer fã irá amar, além de opiniões e notas sobre todos os discos da banda e também “Top 10” de diversos assuntos que Johnny adorava, desde os melhores jogadores de beisebol até programas de tv favoritos.
livro commando capa verso
No fim do livro, aprendemos muito com ele. Não imaginava que uma banda punk fosse tão organizada, era um cara que não usava drogas e nem enchia a cara ao fazer shows, era focado e determinado a atingir o sucesso como músico e em sua aposentadoria. Fazia o que queria, sem se importar para o que os outros achavam, mas em nenhum momento era irresponsável.
Um livro curioso, divertido, tocante e com muitas fotos e curiosidades sobre a banda.
Recomendadíssimo.
Commando – A autobiografia de Johnny Ramone
Páginas: 176
Editora: Leya
Preço médio: R$ 40,00


Compre em:

Leia Também

0 comentários

Curta no Facebook